EXCLUSIVO PARA APOIADORES

Extras Episódio 08 – Caipirinha e Cachaça: Patrimônio e Identidade nacional

 

Hernani Heffner
É diretor da Cinemateca do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Além disso, é especialista na era do cinema silencioso brasileiro.
A conversa parte de uma introdução histórica sobre o início da atividade cinematográfica brasileira e detalhes sobre a produção do filme “A Caipirinha”.




 

Jairo Martins
Especialista em cachaça e criador do podcast Canal da Cachaça. A conversa é sobre a origem do destilado e como essa bebida é apresentada na história do país. Jairo fala sobre as diferenças entre cachaça, aguardente e rum. Outros tópicos da entrevista são sobre o panorama da produção contemporânea brasileira do destilado. A entrevista ainda traz detalhes da origem da caipirinha e o seu suposto uso como remédio contra a gripe espanhola.
Jairo ainda fala sobre a relação do escritor Gilberto Freyre e sua receita de cachaça com pitanga.


 

Mauricio Trindade
Especialista na obra de Mario de Andrade, Maurício Trindade conta como foi a origem do Modernismo brasileiro e como foi a semana de arte moderna de 1922. Durante a entrevista explica a criação do Grupo dos 5 e conta detalhes das reuniões desses modernistas. Tarsila do Amaral e sua relação com a pintura cubista é um dos destaques da conversa, assim como a relação dela com a cachaça e a caipirinha. Maurício fala ainda das expectativas para 2022 quando a semana de arte moderna completará 100 anos de existência.


 

Mestre Derivan
Bartender dos mais experientes no país, Derivan ou Mestre Derivan teve papel decisivo para que a caipirinha fizesse parte da lista da IBA – a International Bartender Association. A conversa fala sobre a origem da caipirinha e a importância dessa bebida que é patrimônio do Brasil.

 

João Malaia
Historiador e Professor da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele e seus alunos fizeram um mapeamento sobre como a imprensa da época noticiou a pandemia de Gripe Espanhola nos anos de 1918 e 1919. Fala também como a Caipirinha começou a fazer parte do vocabulário nacional pela imprensa e um exercício de comparação com as coberturas jornalísticas das pandemias de gripe espanhola e de Covid-19.

 

 

 

 


 

Ep 08 - Hernani Heffner
00:00 / 27:29
Ep 08 - Jairo Martins
00:00 / 37:18
Ep 08 - Mauricio Trintade - parte 1
00:00 / 43:19
Ep 08 - Mestre Derivan
00:00 / 34:18
Ep 08 - João Malaia
00:00 / 43:08
Ep 08 - Mauricio Trintade - parte 2
00:00 / 48:35